Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Na varanda

Caro diário,

Agora, sinto-me bem! Sento-me na varanda para acolher o que a natureza me oferece de melhor. É entardecer e as flores belas e vigorosas me anunciam vida nova. Daqui da varanda tudo é intencional, a estrada como plano de fundo, uns poucos transeuntes, ora embreagados, ora maquinizados, são o ícone da indiferença ao que hoje me pus a contemplar. Daqui tudo é naturalmente intencional! Fico tão pouco tempo na varanda! E como estou aconchegada na calçada dura e esburacada, ocasinalmente ela se torna a minha poltrona e me proporciona o descanso de uma manhã de labuta, de uma tarde de tédio, de uma vida singularmente nostálgica. As luzes gradativamente assumem o cenário protagonizando ou coadjuvando o ocaso, timidamente revelam que há vida naquele lugar. No romper do dia o homem é quem escolhe sua própria luz. Em volta da cidade as montanhas contam um tempo em que se era possível não ter, e as casas são testemunhas do medo que se tem de viver. Trocam tudo por tão pouco que aparenta liberdade, mas acorrentam-se na forma escondida pela idade. Na varanda o tempo não passa, tudo se funde harmonicamente e prestigiam os bucólicos ouvintes com a orquestra da criação.
Há pouco duas crianças vieram me solicitar um livro para uma pesquisa e confesso que interromper meu diálogo com a  varanda, fez-me esquecer por instantes que tudo isso faz parte dos segredos das varandas. E envolvida em minha significação deixei que fossem sem que a tempo eu pudesse lhes apresentar o livro da vida. E tantos se vão sem que eu note, e uns outros sem me notarem. Somos as partes desconectadas de um todo a se harmonizar, obra artística configurada pelas diferenças. Diferentes e iguais, uma sincronia dicotômica! Daqui pareço estar só com a varanda mesmo quando tudo está aqui.


2 comentários:

  1. Diferentes e iguais, somos uma sincronia dicotômica.
    Que massa!
    Escreva mais indira.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!
    É honra tê-lo aqui.
    Tenho postado mais no recanto, quando quiser pode passar por lá também. ;)

    ResponderExcluir